Eu sempre pareço estar reorganizando a mobília da minha sala de estar. Quer seja para deixar o quarto mais confortável para meus convidados ou mais aconchegante para o outono, conhecer essas dicas de disposição de móveis para layouts de sala de estar bem-sucedidos definitivamente ajuda a concluir o trabalho.

Dicas de layouts de sala de estar e disposição de móveis

Disposições de salas de estar e dicas de organização de móveis

Este post pode conter links afiliados. Cobramos uma pequena comissão se você comprar os produtos desses links (sem nenhum custo extra para você). Como associado da Amazon, ganho com compras qualificadas. Mas nós apenas recomendamos produtos que usaríamos nós mesmos. Para mais informações, clique aqui para ver nossas divulgações.

No início de janeiro, enviei uma breve pesquisa perguntando a todos sobre o que eles precisavam de ajuda quando se tratava de decoração.

E a resposta surpreendente foi a arrumação dos móveis.

Como acabei de passar muito tempo reorganizando os móveis da minha sala de estar para me preparar para a minha festa anual do Super Bowl (e, em seguida, reorganizando-a novamente depois que a festa acabou), achei que agora é um bom momento como qualquer outro para falar sobre idéias de layout de sala de estar.

Gosto de pensar na disposição dos móveis como um quebra-cabeça. Existe uma maneira de todas as peças se encaixarem perfeitamente, o que faz com que o ambiente pareça e pareça “certo”. Mas se você colocar as peças da maneira errada, nunca acaba parecendo que você quer.

Felizmente, não existem muitas regras a seguir ao descobrir o layout da sua sala de estar, então espero que todas as peças se encaixem sem muito trabalho.

Uma nota sobre a fixação: Algumas dessas fotos são de houzz.com e não podem ser fixadas devido às restrições de direitos autorais.

Planejando o layout da sua sala de estar

Antes de começar a mover seus móveis, existem alguns itens de lição de casa a fazer.

1. Defina o seu fluxo de tráfego

A primeira coisa que você precisa fazer ao organizar a mobília da sala é descobrir por onde as pessoas andam quando estão passando pela sala.

Fluxo de tráfego da sala de estar

Os caminhos óbvios do fluxo de tráfego estão entre todas as portas da sala.

Mas pode haver alguns outros, se você tiver outras áreas na sala que são um “destino”. Talvez você tenha um bar embutido, uma lareira a lenha que precisa ser abastecida ou algumas janelas de batente que você gostaria de abrir.

Faça uma observação especial de todas as áreas onde os móveis atrapalham o fluxo de tráfego.

2. Escolha o seu ponto focal

A segunda decisão sobre a disposição dos móveis da sala de estar é descobrir o que você deseja que seja o seu ponto focal.

Pode ser a sua lareira, a bela vista da janela, algumas obras de arte que você adora ou até mesmo a TV.

Se sua casa for como a minha, você pode ter vários pontos focais para escolher. Minha sala de estar tem uma grande janela e uma lareira de canto (ambas eu adoro).

Além disso, há uma TV. Para ser totalmente honesto, existem 2 TVs. (Um deles é o que sobrou da festa do Super Bowl e pode ou não sair da sala de estar em algum momento.) Em qualquer caso, eu realmente não quero que a TV seja um ponto focal, mas eu quero quero ser capaz de assisti-lo confortavelmente.

Então, voltando aos pontos focais … Na verdade, tenho um ponto focal diferente na sala de estar para diferentes estações.

Durante o verão, meu ponto focal é a janela. Durante o inverno, o ponto focal é a lareira. Portanto, é totalmente uma opção se você não se importa em mudar os móveis de lugar 🙂

Mas você precisa ter apenas um ponto focal de cada vez.

3. Desenhe um diagrama de sala de estar

Ok, você pode pular o diagrama da sala de estar se quiser.

Mas acho que é muito útil desenhar como acho que a mobília deve ser arrumada antes de começar a mexer nas coisas.

Idealmente, isso é desenhado em escala em um pedaço de papel milimetrado ou usando um aplicativo de design de quarto (ou seja, você mede o comprimento de todas as suas paredes e móveis e, em seguida, desenha-os no tamanho certo no lugar certo para que você saiba tudo encaixa).

Eu nem sempre faço a parte “em escala”. Mas, mesmo um rascunho ajuda para que você tenha uma ideia do layout da sala de estar que deseja experimentar.

Diretrizes de layout de sala de estar

Independentemente de você estar desenhando a disposição dos móveis ou apenas começando a movê-los, existem algumas diretrizes que você deve seguir, se possível.

1. Posicione a mobília grande primeiro

Se você tiver alguma mobília que só se encaixe em um ou dois lugares do seu quarto, coloque-a primeiro.

Para salas de estar pequenas, pode haver apenas uma maneira de o sofá grande caber no seu quarto.

Ou se você tiver uma sala de conceito aberta, pode haver apenas uma parede que seja grande o suficiente para caber em seu grande armário.

2. Descobrir para onde a TV está indo

Layout da sala de estar com a TV sobre a lareira de canto

Se você pretende ter uma TV na sala de estar, precisará descobrir onde colocá-la.

Você provavelmente vai querer que ele esteja em algum lugar próximo ao seu ponto focal, de modo que possa ver ambos da disposição dos assentos.

Para uma melhor visualização, você não quer que ele fique diretamente em frente a uma janela que irá causar muito reflexo na TV.

E você também não quer que fique tão alto na parede que seja desconfortável de assistir … tipo como estar na primeira fila do cinema 🙂

Arranjos de sala de estar com lareira e TV

Por exemplo, se sua lareira é seu ponto focal, então você está procurando arranjos de sala de estar com lareira e TV, aqui estão algumas opções:

1. TV acima da lareira

Esta é a maneira mais fácil de ter a lareira como ponto focal e ainda ser capaz de assistir TV com facilidade.

Você precisa ter certeza de que não está muito alto para assistir TV confortavelmente. E isso limita suas opções de decoração de lareira, se isso é algo que você gosta de fazer.

2. TV na parede ao lado da lareira.

Layout da sala de estar com TV na parede perpendicular à lareira de canto

Criar uma disposição de assentos que possa ver a lareira e a TV também é bastante fácil com esse layout. E você tem mais controle sobre a altura da TV, por isso pode ser um arranjo de sala de estar mais funcional.

Nota: A lareira não precisa estar no canto como este diagrama. Acontece que é assim que minha sala de estar está arrumada.

Um arranjo de móveis de sala de estar com a TV ao lado da lareira

Se você tiver uma sala de conceito aberta com a lareira no meio, pode escolher usá-la como divisor entre a área de assistir TV e a área de jantar.

3. TV na parede oposta à lareira.

Para que isso funcione, você precisa configurar seus móveis de forma que possa ver a TV e a lareira.

Layout da sala de estar com TV na parede oposta à lareira e sofás perpendiculares

Para salas menores, isso significa ter os sofás perpendiculares à lareira e às paredes da TV.

Layout da sala de estar com TV na parede oposta à lareira e sofás costas com costas

Para uma sala maior, você pode ter sofás costas com costas, onde você se senta em um para assistir TV e o outro para ver a lareira.

Ou se você realmente tem muito espaço, vá até o topo e tenha espreguiçadeiras costas com costas 🙂

4. TV em ângulo reto em relação à lareira

Arranjo dos móveis da sala de estar com a TV em ângulo reto em relação à lareira

Neste arranjo de móveis, a TV e a lareira estão em ângulos retos entre si.

Depois, há assentos dispostos de frente para os dois – dois sofás neste caso. No entanto, você também pode usar duas cadeiras para fazer a mesma coisa.

Esta sala é bastante grande, com sofás grandes, mas a mesma ideia funcionaria em uma sala menor usando móveis menores.

Se você encontrar um local que acha que seria bom para assistir, mas não gosta da ideia de ver a TV lá o tempo todo, você sempre pode usar uma dessas maneiras de esconder a TV.

Você pode encontrar algumas idéias sobre como fazer o layout de uma combinação de sala de jantar em forma de L AQUI.

3. Crie áreas de conversação

A próxima etapa do projeto do layout da sua sala de estar é criar áreas de conversação. São agrupamentos de móveis onde as pessoas podem sentar e conversar.

Você vai querer que sua principal área de conversação seja orientada em torno de seu ponto focal. E ser capaz de ver a TV (se houver uma na sala).

A maneira mais fácil de fazer isso é colocar o sofá de frente para o ponto focal. Em seguida, crie uma área de conversa em forma de U em torno dela.

Para fazer com que sua área de conversa seja confortável, tente agrupar seus móveis de forma que as pessoas fiquem sentadas em um ângulo de 90 graus umas das outras ou de frente uma para a outra, em vez de ficarem lado a lado.

A maioria das pessoas não se sente totalmente à vontade para conversar com alguém sentado ao lado delas. Pense em um auditório com um monte de cadeiras vazias, a maioria das pessoas escolherá uma cadeira que tenha uma ou duas cadeiras vazias ao redor.

Além disso, os móveis em uma área de conversação não devem ser colocados a mais de 2,5 metros de distância.

Se você tiver uma sala grande (ou uma sala longa e estreita), pode ser necessário dividir a sala em várias áreas de conversação, em vez de fazer uma grande.

Os bancos são uma forma versátil de dividir uma sala comprida, uma vez que não ocupam muito espaço e pode sentar-se neles de qualquer lado.

Para salas pequenas, você pode considerar não usar um sofá. Um agrupamento de 4 cadeiras ao redor de uma mesa pode criar uma área de conversa realmente aconchegante que não ocupa muito espaço.

4. Crie fluxos de tráfego de caminho direto

Agora você vai olhar para a disposição dos móveis da sala de estar que você criou e se certificar de que o fluxo de tráfego funciona. Lembra daqueles caminhos de tráfego que você definiu acima?

Você precisa se certificar de que, quando as pessoas estão andando pela sala ao longo dessas vias de fluxo de tráfego, não parece uma pista de obstáculos. Você sabe onde eles têm que pular sobre uma mesa, contornar um sofá e tropeçar na ponta de um tapete para chegar ao outro lado.

Layout da sala de estar com fluxo de tráfego atrás de uma área de conversação

Se você tiver sorte e as portas do seu quarto estiverem todas de um lado, você poderá resolver isso facilmente puxando os móveis da parede. Isso cria uma passagem atrás da disposição dos assentos que dá às pessoas um caminho direto até o destino.

O caminho deve ter cerca de 3 pés de largura para criar um caminho confortável.

Não se preocupe, não há “polícia do caminho reto” 🙂 Se você tiver espaço e quiser adicionar algo como uma mesa de console contra a parede para adicionar algum interesse, tudo bem.

Se as portas do seu quarto estão em cantos opostos, você tem algumas opções:

uma. Coloque os móveis no centro da sala para que as pessoas possam caminhar pelas bordas da sala para chegar aonde desejam. Esse arranjo funciona bem para quartos muito grandes ou com portas de pátio em um dos lados.

Layout da sala de estar com fluxo de tráfego entre 2 áreas de conversação

b. Organize seus móveis em grupos menores para que as pessoas possam andar pelo meio da sala sem esbarrar em obstáculos. Esse arranjo costuma ser necessário em cômodos menores, que não são grandes o suficiente para afastar todos os móveis das paredes.

Layout da sala de estar com 2 grupos de conversação

Você deseja evitar que as passarelas passem direto pelo meio de uma área de conversa, se possível. As pessoas podem sentir que é uma passarela, mesmo que ninguém esteja andando por ela no momento, e isso cria uma divisão que pode deixar sua área de conversa desconfortável.

5. Adicione mesas, tapetes, lâmpadas e acessórios

Finalmente, você deseja adicionar em suas mesas, tapetes, luminárias e outros acessórios para a disposição dos móveis da sua sala.

Algumas dicas:

  • Todos os assentos devem ter uma mesa próxima para servir uma bebida.
  • As mesas de centro devem ter cerca de 14 “a 18” de distância da borda do sofá (ou cadeiras).
  • Se as mesas estiverem perto de uma passarela, considere o uso de mesas redondas em vez de quadradas. Eles são menos propensos a serem atingidos.

Encontre mais dicas para decorar sua sala AQUI.

Esperamos que você tenha encontrado inspiração nesses layouts de sala de estar que ajudarão a tornar a disposição dos móveis da sua sala o melhor possível.

Outras dicas de decoração de que você pode gostar

Como organizar os móveis da sua sala quando você tem uma TV e uma lareira

[/wgPinItMoreImages]

Tem comentários ou perguntas sobre os layouts da nossa sala de estar e dicas de disposição dos móveis? Conte-nos na seção abaixo.

Compartilhar é se importar!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *