Com uma casa de conceito aberto como a minha, a sala é onde passo a maior parte do meu tempo de relaxamento. Por isso, é importante para mim ter um cômodo que tenha uma boa aparência e seja confortável. Ao longo dos anos, reorganizando a mobília da minha sala (faço muito isso!), Aprendi um pouco de decoração de sala de estar dicas que me ajudam a atingir esses dois objetivos.

10 dicas para criar a sala de estar perfeita

A sala de estar é uma das áreas principais de qualquer casa.

Se você é como eu, sua sala de estar desempenha vários papéis.

É onde eu assisto TV, divirto meus amigos, me enrolo com um livro e às vezes é até uma zona de lançamento de bola para meu cachorro.

Projetar uma sala de estar que possa lidar com todas essas tarefas e ainda assim ter uma boa aparência pode ser uma tarefa difícil. Especialmente se o seu quarto for bastante pequeno.

É por isso que criei minha lista de dicas de decoração de sala de estar que aprendi depois de muitos anos reorganizando a sala de estar.

1 Crie uma área de conversação

Este post pode conter links afiliados. Cobramos uma pequena comissão se você comprar os produtos desses links (sem nenhum custo extra para você). Como associado da Amazon, ganho com compras qualificadas. Mas nós apenas recomendamos produtos que usaríamos nós mesmos. Para mais informações, clique aqui para ver nossas divulgações.

Diagrama de disposição dos assentos da área de conversação da sala de estar

Se quiser poder sentar-se e conversar com a família e os amigos na sua sala de estar, certifique-se de configurá-la de forma que a conversa seja confortável.

Aqui estão algumas diretrizes fáceis para fazer sua área de estar funcionar:

2 | Espaçar cadeiras e sofás apropriadamente

As pessoas que estão conversando não devem estar a menos de 45 centímetros de distância.

Isso fornece espaço suficiente para que todos tenham seu “espaço pessoal” e ainda sejam capazes de se comunicar sem gritar ou se esforçar para ouvir.

3 | Organize os assentos de maneira adequada

Quando as pessoas estão conversando, geralmente gostam de sentar-se frente a frente ou em um canto, em vez de ficar lado a lado.

Colocar os móveis em forma de L ou U funciona bem para criar esse arranjo.

4 Evite centros de mesa altos

Grande arranjo de flores no canto entre dois sofás

Embora centros de mesa altos e vasos possam parecer dramáticos, eles podem interromper o fluxo de sua área de conversação.

A maioria das pessoas se sente mais confortável se puder ver facilmente as pessoas com quem está falando.

Qualquer coisa que bloqueie a visão entre os assentos em sua área de conversa torna difícil para as pessoas falarem umas com as outras.

Por esse motivo, vasos altos e arranjos florais funcionam melhor nos cantos.

5 | Definir passagens

Diagrama de disposição dos móveis da sala de estar

As passagens que levam para dentro e para fora da sala devem ter pelo menos 27 polegadas (e de preferência 36 polegadas) de largura.

É espaço suficiente para as pessoas caminharem confortavelmente sem se preocupar em derrubar algo ou esbarrar acidentalmente em alguém que está sentado.

Tente não passar pela área de conversação. Isso interrompe o fluxo do espaço e as pessoas sentirão isso … mesmo que ninguém esteja passando no momento.

Para evitar isso, posicione os móveis de forma que as pessoas circulem pela área de estar para sair da sala.

Encontre mais opções de disposição de móveis para sala AQUI.

6 Mantenha a mesa de centro perto do sofá

Mesa de centro redonda branca e preta entre dois sofás de veludo

Posicione a mesa de centro de 15 “a 18” da borda do sofá.

Isso deixa espaço suficiente para as pessoas conseguirem contorná-lo e sentar-se … mas ainda está perto o suficiente para sentir que faz parte do agrupamento de móveis.

7 Fornece assentos confortáveis

Este aqui pode ser óbvio, mas ninguém se sentirá confortável se a cadeira em que estão sentados for desconfortável.

Tente ter alguma variedade nos tipos de assentos que você oferece. Algumas pessoas gostam de cadeiras duras, enquanto outras querem afundar nos assentos.

Se você tiver convidados idosos ou deficientes, certifique-se de que haja cadeiras com braços que eles possam entrar e sair facilmente.

Além disso, a maioria das pessoas não gosta de sentar em cadeiras muito pequenas, então eu só uso cadeiras de sala de jantar na sala de estar se não tiver outra escolha.

8 Não use muitas almofadas

Sala de estar verde por Carolyn Roehm

Sala de estar por Carolyn Roehm

O que me leva à próxima das minhas dicas de decoração de sala de estar. Não use muitas almofadas em seus sofás e cadeiras.

Embora as almofadas sejam ótimas para adicionar algum interesse ao seu ambiente e possam deixar um sofá fundo mais confortável, tome cuidado para não ter tantas que não haja espaço para sentar.

Se seus convidados tiverem que tirar as almofadas do caminho antes de se sentar, você tem almofadas demais.

9 Fornece espaço para uma bebida

Espreguiçadeira de couro branco com mesa lateral dourada

Chaise de couro branco*

Cada assento deve ter uma mesa próxima com espaço suficiente para que alguém possa colocar uma bebida.

Se você tem uma mesa totalmente coberta de acessórios, isso não conta 🙂

Encontrar bebidas vazias no chão depois que seus convidados saíram é um sinal claro de que você não tem “espaço para bebidas” suficiente.

Para evitar que suas mesas fiquem com marcas de água, coloque bases para copos onde as pessoas possam colocar bebidas. Se eles os virem, a maioria os usará.

10 Use um otomano multifuncional

Otomano de couro azul na frente de um sofá de veludo cinza

Os otomanos são excelentes móveis multifuncionais para salas de estar.

Posicione-os na frente de uma cadeira confortável e eles são um apoio para os pés.

Otomano redondo preto e branco com uma bandeja em cima

Coloque uma bandeja sobre eles e eles se tornarão uma mesa de centro.

Puxe-os para fora de outra mesa de centro e eles são outra opção de assento.

Portanto, se você não tem muito espaço para móveis extras, ou apenas gostaria de ter muitos móveis com flexibilidade de disposição, um pufe pode ser exatamente o que você está procurando.

11 Camada de Iluminação

Sala de estar com várias luzes suspensas sobre uma mesa de centro redonda e sofá de veludo azul

Com todas as funções diferentes para as quais uma sala de estar é usada, um tipo de iluminação simplesmente não funciona.

Use diferentes tipos de luminárias na sala para fornecer o máximo de flexibilidade na criação da iluminação certa para cada ocasião.

A iluminação suspensa é ótima para a luz geral da sala (e para tirar a bola do cachorro debaixo do sofá), mas não é a melhor luz para entreter.

Ele cria sombras descendentes nos rostos das pessoas que não são a aparência mais lisonjeira.

Para evitar isso, adicione alguma iluminação da sala de estar próxima ao nível dos olhos, como lâmpadas, arandelas de parede e pendentes.

Se você gosta de ler, uma boa luminária de chão posicionada atrás de sua cadeira favorita é uma boa ideia.

Para obter a melhor visualização de TV, você deve posicionar suas luzes de forma que não criem reflexos na tela da televisão. Ou pelo menos ser capaz de desligar aqueles que o fazem.

12 Aplicar Princípios de Design

Mesa redonda branca e preta em frente a um sofá de veludo preto

Muitas pessoas não pensam muito sobre os princípios de design (como contraste, ritmo e escala) que envolvem o layout de uma sala. Ou pensam que os princípios de design são apenas para designers.

No entanto, muitas dessas diretrizes surgiram porque, na verdade, fazem os quartos parecerem melhores e mais confortáveis. E eles realmente não são tão difíceis de aplicar.

Portanto, se o seu quarto não lhe parecer muito bom e você não tiver certeza do motivo, é provável que seja porque falta um desses conceitos básicos de design na sua sala.

Quer saber quais são os principais princípios de design? Clique aqui para descobrir.

Outras idéias de decoração de sala de estar de que você pode gostar

Tem comentários ou perguntas sobre as dicas de decoração da nossa sala? Conte-nos na seção abaixo.

Compartilhar é se importar!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *