Uma pergunta que os novos cultivadores de canteiros elevados me fazem com frequência é “O que eu coloco no fundo de meus canteiros?” Talvez você esteja apenas começando seu jardim pela primeira vez ou talvez esteja adicionando mais ao seu jardim existente (eu mesmo adiciono um ou dois a cada ano).

De qualquer forma, quando você está construindo uma nova cama, é importante considerar se você deve alinhar ou encher o fundo das camas – e se sim, com o quê.

nova cama elevada

Na verdade, esta questão tem duas partes e iremos abordar as duas. A primeira é, o que você linha a parte inferior da sua cama elevada com? A segunda é, o que você preencher a parte inferior da sua cama elevada com? Cobrimos todos os detalhes disso em um episódio recente de podcast de perguntas e respostas. Você pode ouvir isso aqui ou continuar lendo.

Qual é o propósito de forrar camas suspensas?

Atualmente, tenho 13 canteiros elevados em meu jardim e 11 dos quais forrei sem nada. Simplesmente construí meus canteiros elevados e enchi-os de terra. (Saiba mais sobre as opções de mistura de solo em leito elevado aqui.)

Isso não quer dizer, porém, que não haja benefícios em dar um passo a mais e forrar as camas levantadas. Certamente existem vários. Mas, primeiro, você precisa se perguntar qual é o seu propósito em querer se alinhar.

Forro de canteiros elevados para prevenir ervas daninhas e grama

Muitos jardineiros alinham o fundo de seus canteiros elevados para cortar ervas daninhas e grama. Esse forro serve como uma barreira, evitando que ervas daninhas e grama cresçam do fundo. Isso é mais benéfico se você tiver uma cama elevada mais rasa. Se a sua cama tem 6-10 ″ de altura, você pode querer considerar forro para esta finalidade. Com canteiros mais profundos, as ervas daninhas e gramíneas não têm tanta probabilidade de chegar à superfície.

Camas levantadas muito próximas umas das outras

Forro de camas elevadas para evitar roedores

Uma segunda razão para forrar sua cama é evitar que roedores que vivem no solo, como toupeiras, ratazanas e esquilos cheguem até seu jardim por baixo dela. Se esse é o motivo pelo qual você quer alinhar, então você usaria um forro completamente diferente do que para cortar ervas daninhas, o que discutiremos a seguir.

Forro de camas levantadas para prevenir a contaminação do solo

O terceiro motivo para revestir seus canteiros elevados é que você deseja manter uma barreira entre seu canteiro elevado e o solo nativo que contenha contaminantes do solo, como o chumbo. Você provavelmente não saberá disso até fazer um teste de solo que testa especificamente para contaminantes.

Opções de forro para prevenção de ervas daninhas

Cartão

Se estiver forrando a cama com o objetivo de proteger contra ervas daninhas e grama, uma opção é colocar papelão no fundo da cama. O papelão é ótimo para sufocar as ervas daninhas e a grama que tentam aparecer e, eventualmente, ele se quebra direto no solo. As minhocas adoram e você promoverá a saúde do solo subjacente enquanto evita ervas daninhas.

cama elevada forrada com papelão

Se você está construindo uma cama em solo descoberto, cascalho ou concreto, isso realmente não é tão necessário. Se sua nova cama for construída em áreas com ervas daninhas ou gramadas, é definitivamente uma vantagem sufocar essas coisas.

Tecido de paisagem

Como o papelão se decompõe com o tempo, algumas pessoas usam tecido de paisagem para forrar suas camas. Não sou fã desse método, pois ele restringe o crescimento de plantas com raízes profundas e não se decompõe no solo como o papelão. Nunca pode haver uma mistura natural de solo adicionado ao solo nativo, nem permite que minhocas penetrem no solo elevado, que sabemos ser bom para ele.

Mas, o tecido da paisagem tem suas vantagens. Ele cria uma barreira sólida, permitindo a drenagem. E, como nunca quebra, pode ser mais eficaz contra gramíneas particularmente invasivas (embora eu tenha visto a grama Bermuda se espalhar até mesmo através do tecido da paisagem).

Usar o tecido da paisagem para forrar canteiros elevados rasos geralmente limitará o cultivo de plantas com raízes rasas e, na maioria dos casos, não vejo canteiros profundos que precisem disso. É por isso que não é minha escolha.

Forro para prevenção de roedores

Malha de arame e tecido para ferragens

Se você suspeita ou sabe que terá problemas com roedores que vivem no solo, você pode considerar um pano de ferragem ou malha de arame. Ele será grampeado na parte inferior da cama depois de construí-lo. Isso é ótimo para manter os roedores afastados, mas também permite a entrada de minhocas benéficas.

peneira de compostagem com pano de ferragem
Embora esta seja uma peneira de compostagem, a ideia de grampear um pano de hardware no fundo de uma cama elevada é a mesma.

Forro para solo contaminado

Plástico de qualidade alimentar

Você testou seu solo e está contaminado. Você tem algumas opções. Primeiro, você pode construir uma cama elevada elevada para que haja contato zero com solo contaminado. Em segundo lugar, você pode revestir suas camas elevadas com plástico de qualidade alimentar. Você provavelmente terá que fazer alguns furos na parte inferior para drenagem.

Como esse plástico é pesado e, na verdade, você o está fechando completamente, você deve tratar seus canteiros elevados como recipientes e adicionar métodos de drenagem adicionais ao canteiro e escolher um solo mais leve como uma mistura de envasamento.

Com o que devo encher o fundo da minha cama elevada?

Até agora, discutimos as opções de forro e, novamente, vou lembrá-lo de que a maioria das minhas camas não é forrada. Mas encher o fundo de uma nova cama elevada é uma questão diferente.

nova cama elevada vazia

Se você não tem acesso ao solo disponível, como a maioria de nós não tem, provavelmente sabe que encher esses canteiros pode ser caro. Uma boa maneira de preencher sua cama dentro do orçamento é colocar algo diferente na parte de cima do que na parte de baixo.

Não importa se sua cama é super rasa ou muito alta, seu melhor solo precisa estar nos 15 centímetros superiores. É aqui que as raízes alimentadoras das plantas tendem a ficar, então guarde seu solo caro e composto para o topo. Então, com o que você preenche o resto do espaço? Existem tantas opções.

Usei paus, pinhas, toras, lascas de madeira, palha, composto parcialmente quebrado, quiabo velho e talos de milho, até ervas daninhas! Observe que matéria orgânica você pode ter em mãos e use o que tiver. De qualquer forma, tudo se desintegrará com o tempo, contribuindo para a lavoura e a fertilidade do solo.

cama elevada cheia de gravetos e pinhas
Tenho uma infinidade de pinhas em minha propriedade, que usei para adicionar volume ao fundo de uma nova cama elevada.

Se a sua cama for muito funda (24 “ou mais), você pode adicionar qualquer tipo de material orgânico volumoso, como folhas, papel picado, caixas quebradas, etc. Todos esses materiais irão se quebrar eventualmente.

A matéria orgânica se assentará?

sim. À medida que esses itens se decompõem, seu solo se assentará e o nível cairá. Lembre-se de que os itens mais volumosos na parte inferior eventualmente deixarão mais espaço na parte superior para preencher. Mas, você pode adicionar composto e plantar suas plantas anuais. Tudo se baseará em si mesmo e você ficará muito impressionado com os resultados de longo prazo.

Mas, eu tenho que te advertir. Se você estiver plantando perenes (plantas que vivem ano após ano), eu o alertaria contra o uso de muitos dos itens a granel. À medida que o solo se assenta com o tempo, é muito difícil completá-lo quando você tem plantas crescendo o ano todo dentro dele. Tendo lutado com esse dilema, recomendo que você use um lugar diferente para plantar as plantas perenes ou use menos itens a granel.

cama elevada cheia de novo composto e alface
Todo o solo do canteiro levantado assentará e, a cada temporada, você precisará adicionar uma nova camada de composto para compensar o assentamento.

Um aviso final, que a maioria dos jardineiros entende hoje em dia. Evite usar pedras para encher o fundo de sua cama elevada. As pedras em si não são um problema, mas se você forrar seus canteiros com pedras, o canteiro não terá drenagem adequada. Um lençol freático se formará no topo das rochas. Com uma cama funda, isso não será tão problemático quanto com uma cama rasa. Ainda assim, é melhor apenas evitar o uso de pedras no fundo de uma cama elevada para adicionar volume.

Felizmente, você aprendeu uma nova maneira de preencher ou forrar o fundo de seus novos canteiros elevados. Mas se você ainda está tentando decidir com o que preencher os canteiros elevados, faça o download gratuito, Guia de opções de solo para canteiros elevados para qualquer orçamento abaixo.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *