Com mais e mais pessoas ficando em casa em meio à pandemia, a jardinagem não é a única coisa que se tornou mais popular. Criar galinhas parece ser um próximo passo natural para muitos jardineiros. Jardinar com galinhas anda de mãos dadas!

jardineiro com galinha no jardim

Se você é como eu, começa a criar galinhas porque quer ovos, certo? Mas, como aprendi ao longo dos anos, quando se trata de jardim e galinhas, os ovos são apenas um bônus. As galinhas ganham seu sustento de várias maneiras na horta – desde o estrume até o modo como trabalham na horta fora da estação. Mas como você pode aproveitar ao máximo esses benefícios que suas galinhas podem oferecer ao seu jardim?

Falamos com Lisa Steele de Ovos frescos diariamente para discutir todas as maneiras de usar galinhas e seu estrume em seu jardim. Você pode ouvir nossa conversa no podcast The Beginner’s Garden abaixo ou continuar lendo para os destaques.

Quais são os benefícios que as galinhas oferecem para o jardim?

Estrume de galinha

Embora possa parecer a primeira resposta óbvia, o estrume está no topo da lista por um motivo. Estrume de galinha é um ótimo fertilizante de jardim. Esteja você adicionando à sua pilha de composto, trabalhando diretamente no solo ou deixando as galinhas fazerem isso por você, o esterco de galinha adiciona os nutrientes necessários – principalmente nitrogênio – ao solo.

Penas

Penas de galinha também são ótimas para o jardim. Eles podem ir direto para o jardim para adicionar um pouco mais de matéria orgânica em seu solo. Embora algumas empresas até vendam farinha de penas, você não precisa comprá-la. Espere o outono e, quando as galinhas começarem a muda, seu galinheiro ficará coberto de penas que você pode adicionar ao jardim.

Galinhas em um galinheiro

Cascas de ovo

Mencionamos os ovos como o benefício óbvio para as galinhas, mas depois de comer os ovos, as cascas podem ser usadas para adicionar cálcio ao jardim. Você pode adicioná-los à sua pilha de compostagem inteira (que é o que eu faço, porque sou um compostor preguiçoso) ou pode secá-los e pulverizá-los em um moedor de café ou liquidificador dedicado. Quanto mais fina você esmagar as cascas dos ovos, mais rápido o cálcio dentro delas se tornará disponível para suas plantas.

Controle de pragas

As galinhas também são ótimas para o controle de pragas e patrulha de insetos. No início da estação (antes de plantar as safras de primavera), deixe as galinhas em seu jardim desenterrarem larvas e outras pragas do inverno. Nesse ínterim, eles irão “arar” suavemente o solo, preparando a camada superior para o plantio. No final da temporada, as galinhas são ótimas no jardim para matar aqueles insetos irritantes do final do verão, como gafanhotos e percevejos.

Limpeza de uma nova área de jardim sem cultivo

Se você sabe que deseja limpar uma nova área para um jardim, mas não quer lavrá-la e gostaria de uma alternativa à cobertura morta, deixe suas galinhas nessa área por uma ou duas semanas. Dependendo de quantas galinhas você tem e do tamanho da área, eles limparão a área de ervas daninhas e gramíneas rapidamente.

Como protegemos nosso jardim das galinhas?

Você deve ter notado nos benefícios para as galinhas acima, mencionamos deixá-los no jardim antes do plantio e após o término da temporada do jardim. Por quê?

Uma coisa que você precisa saber sobre ter e criar galinhas é que elas podem ser muito destrutivas. Há um momento específico durante as temporadas de jardinagem em que você precisa se certificar de que eles não consigam chegar ao seu jardim, ou então você não terá muita colheita. Eles gostam de comer de nossos jardins tanto quanto nós!

Durante a primavera, antes de qualquer coisa ser plantada, é um ótimo momento para deixar suas galinhas vagarem pela área do jardim. Eles podem correr livremente enquanto revolvem o solo, encontrando larvas que hibernaram em seu jardim e arrancando ervas daninhas da primavera.

Depois que as mudas forem plantadas, é melhor mantê-las no galinheiro ou cercado para que não comam tudo o que você plantou. Se você não sabe, as galinhas podem voar, então é importante manter suas gaiolas altas ou colocar uma cobertura em cima delas.

Galinhas empoleiradas em cima do galinheiro
Assim que nosso novo rebanho começou a se empoleirar no topo do curral, adicionamos uma rede para pássaros na parte superior para evitar que eles escapassem – tanto para protegê-los quanto para proteger o jardim!

As galinhas podem entrar no jardim no final do verão?

Já que sabemos que eles vão causar estragos em nossas plantações de primavera, você deve estar se perguntando se eles conseguem entrar no jardim, especialmente durante o verão? A resposta curta é: depende.

Isso realmente depende do que você está cultivando, porque as galinhas podem pular. Embora estejam principalmente olhando para o solo, é uma boa ideia esperar até que as plantas estabelecidas tenham cerca de 60 centímetros de altura antes de soltá-las.

galinhas no jardim no final do verão

Lembre-se de que eles gostam de arranhar o solo e, embora suas plantas de tomate ou pepino possam crescer verticalmente e fora de seu alcance, podem romper as raízes dessas plantas com seus arranhões.

Basicamente, sim, as galinhas podem ser úteis em um jardim no final do verão (especialmente com insetos pragas), mas seja cauteloso e nunca as deixe sem supervisão no jardim.

Gardner com frango

Como protegemos nossas galinhas de predadores?

É importante manter suas galinhas protegidas de predadores. Os mais comuns são cães da vizinhança, coiotes, falcões e raposas. Claro, um galinheiro seguro é o primeiro passo. Também mantemos nossas galinhas perto da corrida de nossos cães e, embora ela não seja uma guardiã do rebanho, ela detém predadores.

Ao criar suas galinhas em liberdade, recomendo que você fique do lado de fora com elas e supervisione. No meu caso, deixar nossas galinhas soltas no inverno foi quando elas ficaram mais vulneráveis ​​aos predadores e até perdemos alguns para os coiotes quando não estávamos do lado de fora com eles.

Além disso, entenda que as fontes de alimento para predadores geralmente são mais baixas no outono e no inverno, então é quando eles são mais vulneráveis.

Usando túneis de galinhas para permitir que as galinhas “andem livremente” perto do jardim enquanto estiverem protegidas

E se você quiser deixar suas galinhas vagarem da maneira mais natural possível, ao mesmo tempo em que as protege de predadores? É possível ter os dois?

bando de galinhas em um túnel de galinhas ao redor do jardim

Sim, e você pode encontrar uma infinidade de opções ao pesquisar túneis de tela de arame ou tratores de galinhas. Essas configurações permitem que suas galinhas corram semiliberdade sem tanto medo de um ataque.

Usamos túneis para galinhas, presos ao nosso galinheiro, em todo o perímetro do nosso jardim. Eles não só são capazes de pegar muitos insetos que tentam invadir o jardim durante a temporada, mas também [mostly] mantenha o perímetro do jardim livre de ervas daninhas. Clique abaixo para ver um trecho deste vídeo, demonstrando nossos túneis de frango (de 1:23 a 2:10):

Como faço para usar estrume de galinha no jardim?

Se você não está familiarizado com esterco de galinha, primeiro precisa saber se ele está cheio de nitrogênio e prováveis ​​patógenos. Por este motivo, deve ser envelhecido antes de poder ser colocado diretamente sobre as plantas. Usar esterco fresco corre o risco de queimar suas plantas com muito nitrogênio e introduzir patógenos em sua comida. Muitos jardineiros deixam o esterco de galinha envelhecer (ou fazer compostagem) por pelo menos três meses.

O método mais fácil de colher estrume de galinha e deixá-lo pronto para a primavera é varrer todo o galinheiro de uma vez no final de cada temporada. Você terá o estrume, penas e, provavelmente, aparas de palha ou pinheiro. Adicione isso em cima de sua pilha de composto existente ou faça uma pilha de composto apenas com esses ingredientes e, em alguns meses, será bom usar em seu jardim em alguns meses.

composto de esterco de galinha em carrinho de mão

No outono, você pode aplicar esta mistura de limpeza de capoeira diretamente em seu jardim para permitir que se decomponha no local durante o período de pousio. Claro, se você estiver cultivando um jardim de outono ou inverno, aplique essa mistura fresca apenas em áreas que não estão cultivando nenhuma planta.

Você pode usar a mistura como faria com qualquer tipo de cobertura morta. Simplesmente coloque-o no topo do seu solo e deixe a chuva de cima e a vida do solo de baixo incorporá-lo ao seu solo.

As galinhas podem ajudar na compostagem?

Se você tem uma pilha de compostagem, sabe que ela deve ser virada. Galinhas vasculhando a pilha e removendo a sujeira é uma coisa ótima. No entanto, eles tendem a comer os vermes da pilha e isso não é uma grande coisa. Portanto, você realmente precisa decidir se isso é benéfico e vale a pena para você.

galinhas empoleiradas em cima do galinheiro

Você também deve observar o que coloca na pilha de compostagem se quiser permitir que as galinhas entrem nela. Se você adicionar o pó de café e os saquinhos de chá, isso pode ser um problema para as galinhas. No geral, tem seus benefícios, mas não é isento de riscos.

Qual é o método de cama profunda?

Este é um método antigo inventado antes da eletricidade, no qual você está, na verdade, fazendo a compostagem dentro do galinheiro. No outono, você coloca suas aparas ou palha no chão. Todas as manhãs, você vira a cama e adiciona novos lençóis conforme necessário. Você faz tudo isso no outono e no inverno.

Na primavera, você limpa todo o galinheiro e fica com um estrume compostado e envelhecido que está pronto para ir para o jardim. É muito fácil de fazer e é realmente ótimo para um jardineiro preguiçoso. Se você começar a sentir o cheiro de amônia, será necessário girá-lo mais ou adicionar uma cama.

Devo usar aparas de palha ou pinheiro?

Esta é realmente uma preferência do jardineiro. Se você mora em um clima mais frio, a palha é mais quente e menos empoeirada do que as aparas. Se preferir aparas, procure pedaços maiores (não use serragem). As aparas de pinheiro podem ser benéficas porque têm um inibidor natural de pragas, e as aparas de pinheiro também podem se decompor mais rápido que a palha.

Ovos em caixa de nidificação com aparas de pinheiro

Como a maioria das coisas acontece, isso geralmente se resume ao custo. A palha pode ser mais cara dependendo de onde você mora. Mas, independentemente da escolha que você fizer, evite o feno. Feno e palha não são iguais. O feno é muito mais úmido e pode gerar mofo com muito mais facilidade, o que pode ser muito perigoso para o seu rebanho.

Embora criar galinhas possa ser um processo de aprendizagem no início (aprenda como começar a trabalhar com galinhas aqui), há tantos benefícios para o seu jardim!

Se você tem galinhas, como você achou melhor usá-las no seu jardim? Comente abaixo!

Você fica sobrecarregado com o planejamento do jardim?

Inscreva-se aqui para obter minhas melhores dicas para planejar seu jardim em apenas 7 dias – tudo de graça.

Além disso, vou enviar-lhe o meu “E-mail no jardim” às sextas-feiras, atualizações periódicas sobre os recursos do jardim relevantes para você, e você receberá acesso a todo o meu banco de downloads gratuitos do jardim!

Você também concorda com nossa política de privacidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *