Quando pensamos no início da primavera em nossos jardins, a maioria de nós pensa em PLANTAR! Sim, embora esta seja a tarefa número um que a maioria de nós está fazendo agora, não muito longe dela está um processo que não podemos ignorar – aplicar cobertura morta na horta.

cobertura morta de lascas de madeira a granel

A maioria de nós que faz a cobertura morta, e mesmo aqueles que não o fazem, sabe que uma das principais razões para fazer isso é ajudar a prevenir ervas daninhas. No entanto, o controle de ervas daninhas é apenas o começo. A cobertura morta com cobertura vegetal orgânica traz consigo uma série de benefícios de que todos nós precisamos em nossos jardins.

Você pode ouvir nosso podcast mais recente, onde abordamos esses benefícios em detalhes, ou continuar lendo o artigo abaixo.

O que é Palha?

Antes de entendermos o porquê, vamos falar sobre o quê. A cobertura morta é qualquer tipo de material que você coloca no topo do solo. É como um cobertor para o solo, destinado a cobri-lo. Como sou um jardineiro orgânico, só trabalho com cobertura vegetal feita com materiais derivados de origem orgânica que nutrirão o jardim conforme ele se decompõe.

Controle de ervas daninhas

A maioria de nós que começa a aplicar cobertura morta o faz inicialmente com o objetivo de controlar ervas daninhas. Posso dizer por experiência pessoal que, a cada ano que aplico cobertura morta em meu jardim (sem cultivar, o que traz mais sementes de ervas daninhas), tenho cada vez menos ervas daninhas para arrancar manualmente.

crianças aplicando cobertura morta no jardim
Meus filhos estão adicionando cobertura morta de lascas de madeira entre essas fileiras de ervilhas no início da primavera.

A cobertura morta elimina completamente as ervas daninhas? Não, mas à medida que adicionamos cobertura vegetal ao solo (e a cobertura vegetal do ano anterior) a cada ano, estamos sufocando essas ervas daninhas. Com o passar dos anos, o tempo de capina fica cada vez menor. De acordo com Este artigo, três polegadas de cobertura morta podem reduzir o tempo de remoção de ervas daninhas em cerca de dois terços. Em minha experiência anedótica, eu concordaria.

Mas a prevenção de ervas daninhas é apenas o começo do motivo pelo qual a cobertura morta é crítica para a saúde de sua horta. Vejamos os outros benefícios abaixo.

Regulamento de Umidade

Nós, jardineiros, podemos lidar com dois extremos no que diz respeito às chuvas e ao jardim. Uma é quando a chuva não para e seu jardim parece que pode se afogar (esse é o início da primavera para o meu jardim). A outra é quando você está no meio do verão quente sem chuva à vista.

Para ambos os extremos, a cobertura morta ajudará a regular consideravelmente a umidade do solo. A cobertura morta ajuda a absorver o excesso de água durante as chuvas fortes, mas também mantém a umidade do solo presa no solo tanto quanto possível, amortecendo a evaporação quando o clima fica quente e seco.

O mesmo artigo que li sobre a redução do controle de ervas daninhas em dois terços também referenciou um estudo que mostrou que a umidade do solo era duas vezes mais alta em jardins com cobertura morta em comparação com aqueles que não eram.

Deixe-me dar um exemplo da vida real. Recentemente, plantei um novo canteiro de morangos em uma área que eu sabia estar um pouco saturada. Eu cobri essas bagas com palha e um pouco depois, tivemos 5 centímetros de chuva em questão de dois dias. Saí e verifiquei minhas bagas e elas estavam prosperando, devido ao fato de que a palha ajudou a absorver aquela umidade.

menino aplicando cobertura de palha no jardim

Regulação de temperatura

Assim como a cobertura morta ajuda a regular a umidade nos períodos extremamente secos e úmidos, ela faz o mesmo com a temperatura do solo. Quando você está naquele calor extremo do verão, quando suas plantas de clima frio querem pular, adicionar uma camada de cobertura morta ao jardim mantém a temperatura do solo mais moderada, prolongando sua estação de cultivo e evitando que suas plantas peneire tão rapidamente quanto fariam em um ambiente descoberto.

Um estudo referenciado em este artigo novamente mostraram que jardins cobertos com cobertura morta tinham uma temperatura do solo de 8 a 13 graus mais baixa do que aqueles que não eram. Isso é significativo quando se trata do jardim!

Adicionar uma camada mais espessa de cobertura morta também pode funcionar no inverno, protegendo suas safras de inverno do frio extremo, especialmente se você estiver passando o inverno em algumas safras.

Reduz a erosão e a formação de crostas

Muita erosão no jardim leva à lavagem da camada superficial do solo. Como a maioria de nós sabe, a camada superficial do solo está repleta de nutrientes, vitaminas e benefícios de que as plantas precisam. A cobertura morta ajuda a manter a camada superficial do solo no lugar.

A formação de crostas é outro problema, com o qual definitivamente tenho que lidar em meu solo denso de argila. Quando chove, o solo fica úmido e lamacento e, quando seca, se transforma em uma crosta dura e rachada. Se você tem muita argila em sua zona, é mais do que provável que você também esteja lidando com crostas. A cobertura morta, no entanto, evita essa formação de crostas em curto prazo, ao mesmo tempo em que adiciona matéria orgânica para ajudar na limpeza do solo em longo prazo.

Estrutura de solo moderada

Por falar em solo ideal, a cobertura morta ano após ano ajuda a mudar a estrutura do solo ao longo do tempo. Uma estrutura de solo mais saudável leva a plantas mais saudáveis ​​que podem acessar nutrientes e água com mais facilidade. Embora os resultados desejados possam demorar vários anos para começar a aparecer, a cobertura morta é uma ótima maneira de começar a reabilitar o solo pobre do jardim. Eu vi em primeira mão nos meus 8 anos ou mais. As áreas do meu jardim que no início mal produziam uma colheita agora estão cheias de vida e produção.

Previne Doenças

Muitas vezes, os esporos de fungos que causam doenças como a pinta preta e o oídio persistem no solo. Especialmente no caso da pinta-preta, esses esporos espirram na planta com a chuva. No entanto, uma camada espessa de cobertura morta pode criar uma barreira, ajudando a evitar que os esporos espirrem nas plantas.

tomateiro com pinta preta
Pinta preta em plantas de tomate.

Alimenta o Solo

Eventualmente, quando a cobertura morta se quebra, ela está alimentando o solo. Portanto, ao adicionar cobertura morta, você está investindo no solo do seu jardim a curto e longo prazo. De acordo com este artigo do Texas A&M Extension Service, jardins com cobertura morta fornecem 50% mais produção do que um jardim sem cobertura vegetal. Eu acredito nisso!

Como Aplicar Mulch

Eu o convenci a fazer da cobertura morta uma parte regular de sua horta? Em caso afirmativo, como você faz com que funcione melhor para você?

Profundidade é importante

A primeira coisa a considerar quando se trata de cobertura morta é a profundidade. Para a maioria das coberturas orgânicas, eu recomendo de sete a dezoito centímetros, embora isso possa variar dependendo do tipo de cobertura morta que você usa. Por exemplo, se estiver usando aparas de grama não tratadas, você pode se safar com menos e, se estiver usando palha, vai querer adicionar mais.

O importante a lembrar aqui é que, quando se trata de prevenção de ervas daninhas, muito pouca cobertura morta é pior do que nenhuma. Se a luz for permitida, as ervas daninhas crescerão em direção a ela, e então você estará removendo as ervas daninhas ao redor e através da cobertura morta. Capinar uma horta com cobertura morta é mais trabalhoso porque usar uma enxada para remover ervas daninhas da cobertura morta continua a trazer mais sementes de ervas daninhas, exacerbando o problema.

erva daninha subindo através de cobertura fina

É por isso que é imperativo garantir que a camada de cobertura morta seja profunda o suficiente para bloquear a luz de atingir o solo, tanto quanto possível. Claro, você ainda vai lidar com algumas ervas daninhas invasivas, mas elas serão menos numerosas e mais espaçadas – e mais administráveis.

Espere até que o solo esteja quente

Se esta é a primeira vez que você aplica cobertura morta em seu jardim, espere até que o solo aqueça na primavera antes de adicionar uma camada de cobertura morta. Como a cobertura morta ajuda a regular a temperatura do solo, ela pode agir contra você se aplicar cobertura morta muito cedo, pois o solo demorará mais para aquecer na primavera. As plantas e sementes precisam desse solo quente para germinar e crescer.

termômetro testando temperatura do solo
59F é muito frio para sementes para a maioria das safras de verão, como feijão e pepino, germinar.

Se você estiver plantando sementes, certifique-se de que a temperatura do solo esteja quente o suficiente para a semente que você está plantando germinar. Em geral, as safras da estação fria germinam em solo mais frio (50F-60F), enquanto as safras da estação quente precisam de mais de 65F para germinar. Você pode obter essas informações no pacote de sementes, uma simples pesquisa na Internet ou nos gráficos do meu livro, Jardinagem vegetal para iniciantes.

(Se você já tem cobertura morta em seu jardim, continue lendo para saber o que fazer no início da primavera.)

Não aplique cobertura morta em cima de ervas daninhas

Se suas ervas daninhas já brotaram, adicionar até dez centímetros de cobertura morta dificilmente as matará. Certifique-se de remover as ervas daninhas primeiro e adicionar a cobertura morta depois. (A única exceção aqui é se você colocar uma barreira, como jornal, e cobertura morta em cima dela. Muito provavelmente, isso matará suas ervas daninhas estabelecidas.)

Deixe um espaço respirável em torno dos transplantes

Se você estiver adicionando cobertura morta a um jardim onde já plantou transplantes, certifique-se de manter alguns centímetros de espaço ao redor da planta.

tomates enjaulados de arame com cobertura morta ao redor da planta

E se eu já tiver Palha no meu jardim?

Como você lida com a cobertura morta realmente depende do tipo de cobertura morta que você usa. Eu uso cobertura com alto teor de carbono e você nunca quer colocá-la no solo do seu jardim ou incliná-la, pois isso pode roubar os nutrientes do seu solo.

Eu tendo a limpar minha cobertura morta e permitir que o solo se aqueça antes de minhas plantações. Depois de plantar e minhas plantas estiverem bem estabelecidas (15 centímetros ou mais), moverei minha cobertura morta de volta. No entanto, nunca tenho cobertura suficiente e sempre tenho que aplicar cobertura vegetal a cada temporada. Portanto, planeje a cobertura morta a cada ano.

Eu também faço isso ao plantar uma safra de outono, como mostro no vídeo abaixo:

E se eu tiver camas elevadas?

Muitas pessoas que cultivam com canteiros elevados fazem a mesma pergunta: os benefícios da cobertura morta ainda se aplicam? Absolutamente! No entanto, há benefícios em ter uma cama elevada. Por exemplo, você não precisa de tanto porque não precisa cobrir os caminhos.

Agora que você sabe por que usar cobertura morta e como aplicá-la, qual cobertura deve ser escolhida? Aqui estão algumas opções de cobertura morta orgânica a considerar.

Você fica sobrecarregado com o planejamento do jardim?

Inscreva-se aqui para obter minhas melhores dicas para planejar seu jardim em apenas 7 dias – tudo GRATUITO.

Além disso, vou enviar-lhe o meu “E-mail no jardim” às sextas-feiras, atualizações periódicas sobre os recursos do jardim relevantes para você, e você receberá acesso a todo o meu banco de downloads gratuitos do jardim!

Você também concorda com nossa política de privacidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *