Você quer cultivar batata-doce, mas não consegue decidir se vai cultivá-la em um canteiro térreo, canteiro elevado ou em um recipiente? Ou talvez seu espaço seja limitado e você esteja se perguntando se é possível cultivá-los em uma cama elevada ou recipiente. Em 2020, plantei batata-doce em todos os três métodos, e fico feliz em dizer que qualquer uma dessas opções é possível!

Mas, primeiro, vamos começar no início da minha jornada pela batata-doce.

Em 2019 plantei minha primeira batata-doce e tive a melhor colheita que poderia imaginar! Em apenas uma área de plantio de 4 × 28 ′, eu colhi cerca de cem libras! Eu me perguntei se eu tive sorte de iniciante quando comecei a planejar meu jardim em 2020 ou se eu poderia razoavelmente esperar que 100 libras seria a norma.

Eu também queria comparar diferentes métodos de cultivo, conforme mencionado anteriormente. Um renderia melhor do que outro? Um provaria ser menos trabalhoso do que outro?

No artigo abaixo, compartilho minhas comparações, observações e o rendimento final de cada método, mas se você quiser assistir ao vídeo, que tem mais detalhes sobre meu processo de colheita e cura, confira o vídeo aqui:

Camas Elevadas

Para todas as batatas-doces que plantei em 2020, usei mudas da minha colheita de 2019. (Veja como começar seus próprios mudas de batata-doce.) Plantei 5 dessas mudas em meu canteiro elevado. As plantas cresceram rápida e ultrapassaram completamente a cama.

batata-doce cama elevada

Eu colhi os canteiros elevados no final de agosto, logo quando eles estavam começando a florir, que é um pouco cedo, mas eu precisava de espaço para as colheitas de outono no meu canteiro elevado. Valeu a pena? Eu direi! Cinco tiras me forneceram 22 libras de batata-doce!

canteiro-levantado-batata-doce-colheita-

Como você viu no vídeo acima, uma vantagem dos canteiros elevados é que eles são muito mais fáceis de colher do que os que estão no solo, mas ainda assim, não são tão fáceis de puxar quanto as batatas normais! A batata-doce realmente se enterra no solo, então você precisa usar um pouco mais de músculo durante a colheita.

Sacos de cultivo

Quando acabei com mais mudas de batata-doce do que poderia plantar no solo do jardim ou canteiros elevados, joguei algumas mudas em sacos de cultivo.

Eu não os fertilizei e, honestamente, também não fiz muito mais. Eles não floresceram, o que foi um pouco estranho e notei que havia alguns danos de inseto neles. Como você provavelmente pode imaginar, as expectativas eram muito baixas.

Acabei com uma colheita pequena, mas vou aproveitar porque não fiz nada de especial com isso. Mas o que aprendi foi que É possível cultivar batata-doce em sacos de cultivo. Se eu fizesse de novo, prestaria mais atenção à fertilidade do solo; Eu regaria mais, e só cresceria duas mudas na minha Sacos de cultivo de 7 galões.

No chão

Plantei duas fileiras de 8 metros em meu jardim como fiz em 2019. Plantei em um lugar diferente em meu jardim e, infelizmente, é um local que não produz tão bem quanto o resto do meu jardim. No ano passado eu tinha coberto com feno que acabou contaminado com herbicida, então eu sabia que não era um local ideal em geral. Por isso, não esperava uma colheita tão grande como na mesma área em 2019.

Mas, deixando de lado todos esses obstáculos, ainda conseguimos colher 48 libras de batata-doce.

Acho que alguns fatores influenciaram minha colheita. Notei que no lado do jardim onde temos malmequeres voluntários, as batatas-doces são muito menores do que no lado do jardim onde não temos. (Os malmequeres tiveram um efeito negativo na batata-doce? Não tenho certeza, mas foi uma observação.)

Também plantamos na lateral do jardim com cota mais baixa, fazendo com que mais água se acumulasse. Essa é uma possibilidade que também poderia ter levado em conta os motivos de uma safra menor.

batata doce espalhada

É difícil dizer o que exatamente causou uma redução de 50% na colheita de uma safra para a outra, mas eu ainda estava emocionado com quase vinte quilos de batata-doce.

Cura e colheita de batata doce

Quer você cultive batata-doce em canteiros, canteiros elevados ou contêineres, é importante curar a batata-doce após a colheita. A cura (permitindo que repousem por um período de tempo em condições ideais) permite que os amidos se transformem em açúcar, garantindo que suas batatas-doces tenham um sabor delicioso e durem o máximo possível. Minhas batatas-doces curadas foram armazenadas por cerca de 9 meses em uma garagem.

Se houver manchas menores, como ferimentos da colheita, geralmente serão tratadas durante o processo de cura. A chave para a cura é a temperatura e a umidade. Eles precisam ser curados em um ambiente coberto, quente e úmido por 2 a 4 semanas. A temperatura ideal é de 85-90 graus com 85% de umidade. No meu clima de Arkansas, isso não é difícil! Mas se você colher no final do outono, pode querer levar a batata-doce para um banheiro ou outra área com alta umidade.

colheita de batata doce

Espero que você se sinta inspirado a experimentar a batata-doce em seu jardim pela primeira vez – não importa se você decidir plantar em canteiros elevados, canteiros ou vasos. Para começar a plantar batata-doce, leia este artigo.

Você fica sobrecarregado com o planejamento do jardim?

Inscreva-se aqui para obter minhas melhores dicas para planejar seu jardim em apenas 7 dias – tudo GRATUITO.

Além disso, vou enviar-lhe o meu “E-mail no jardim” às sextas-feiras, atualizações periódicas sobre os recursos do jardim relevantes para você, e você receberá acesso a todo o meu banco de downloads gratuitos do jardim!

Você também concorda com nossa política de privacidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *