A combinação da sala de estar com a sala de jantar é uma planta comum para muitas casas de tamanho médio. Mas pode ser um pouco complicado descobrir o melhor arranjo de móveis para o design de interiores deste cômodo, especialmente se você não tiver muito espaço. É por isso que reunimos algumas idéias de layout de sala de estar em forma de L e dicas de design de interiores que o ajudarão a criar o melhor plano para sua casa.

Recentemente, várias pessoas me pediram para montar algumas ideias de layout de sala de estar em forma de L.

A combinação de sala de jantar em forma de L é uma configuração de quarto muito popular para uma casa de tamanho médio. E pode ser um pouco difícil descobrir como organizar os móveis nele. Portanto, não fiquei realmente surpreso ao ouvir a pergunta.

Mas quando comecei a procurar fotos de quartos para usar, fiquei chocado! Quase não há artigos escritos sobre este assunto.

Não consegui encontrar uma boa foto. Acho que nenhuma das casas que os designers estão decorando tem uma sala em forma de L. (Ou isso, ou eles simplesmente não querem tirar fotos deles).

Então, comecei a criar alguns desenhos de arranjos de móveis que funcionariam bem para diferentes plantas em forma de L de salas de estar.

Algumas notas antes de começarmos

  • Como não consegui encontrar nenhuma imagem decente para compartilhar, essas são todas representações em 3-D, com formas e tamanhos baseados em quartos que eu decorei ou desenhei. (Em outras palavras, eles vêm de casas de pequeno a médio porte).
  • Eu não queria que as decorações dos quartos se distraíssem dos layouts, então usei o mesmo esquema de cores em todas as fotos:
    • ouro para estofamento
    • marrom escuro para artigos de vitrines, como mesas e escrivaninhas
    • azul para lâmpadas
    • branco para tapetes de área
  • Todos os quartos possuem pelo menos um local onde você pode colocar uma TV (embora você não precise usar se não quiser). Nas salas que são projetadas especificamente para assistir TV, marquei a posição da televisão na imagem. Para as outras salas, vou falar sobre onde você pode colocá-lo na descrição.
  • Muitas dessas idéias de layout de móveis podem ser “misturadas e combinadas”. Portanto, se o seu quarto tiver uma configuração diferente, tente juntar seções de 2 ou 3 desenhos para chegar a um arranjo de móveis que funcione para sua casa.

1 Lareira na parede final

Este post pode conter links afiliados. Cobramos uma pequena comissão se você comprar os produtos desses links (sem nenhum custo extra para você). Como associado da Amazon, ganho com compras qualificadas. Mas nós apenas recomendamos produtos que usaríamos nós mesmos. Para mais informações, clique aqui para ver nossas divulgações.

Design para uma sala de estar em forma de L com lareira e TV

A disposição da primeira sala tem a lareira no fundo da sala com uma janela de um lado e uma porta do outro.

O que é um pouco estranho porque as lareiras geralmente são um ponto focal ao redor do qual você agruparia os móveis. Mas, neste local, é difícil criar uma disposição dos assentos porque você não deseja bloquear a porta ou o acesso à área de jantar.

Minha solução é criar um recanto de leitura perto da lareira com uma cadeira grande e confortável.

Em seguida, faça o agrupamento de móveis no centro da sala em torno de um centro de entretenimento para assistir TV.

Usei um banco para separar a área de TV da área de leitura por dois motivos:

  • Primeiro, não vai bloquear a visão da lareira.
  • Em segundo lugar, você pode sentar-se em qualquer um dos lados. Assim, você pode ficar de frente para um lado para assistir TV ou para o outro lado para assistir ao incêndio ou conversar com quem está sentado na cadeira de leitura.

Dica de designer: Coloque uma consola atrás dos sofás que ficam de costas para a porta. Isso torna mais confortável para as pessoas sentarem lá (não parece que alguém vai se aproximar por trás de você a qualquer minuto). E isso cria uma passagem natural.

2 | Sala de estar em forma de L com lareira de canto

Arranjo de móveis para sala de estar em forma de L com lareira de canto

Sempre pensei que queria uma lareira de canto até que me mudei para uma casa que tem uma.

E descobri que pode complicar um pouco a arrumação dos móveis, uma vez que não existem paredes onde colocar o sofá. (Parece desequilibrado em qualquer parede ao lado da lareira.)

Esse arranjo com a mobília em ângulo voltado para a lareira é um dos meus favoritos (você verá o outro mais adiante).

Então, se você quiser uma TV, pode colocá-la acima da lareira. Ou na parede onde a arte está pendurada no desenho.

Colocar a mesa de jantar em um ângulo também torna o ambiente mais coeso.

Designer gorjeta: Se você não tem muito espaço para puxar as cadeiras da mesa de jantar, colocar a mesa na diagonal geralmente fornece alguns centímetros extras de que você precisa.

3 | Lareira no meio da longa parede

Layout da sala de estar em forma de L com lareira

Ter a lareira no meio da única parede longa da sala é outra configuração comum de sala de estar em forma de L.

E é outro caso em que você precisará “flutuar” sua mobília para fazê-la funcionar.

Nesse caso, fazer uma disposição dos assentos em forma de U ao redor da lareira cria uma área de conservação confortável.

Colocar estantes de livros em ambos os lados certifique-se de que a parede é o ponto focal da sala.

Se quiser adicionar uma TV, você pode pendurá-la acima da lareira ou colocá-la em uma das prateleiras.

Uma pequena mesa e cadeira cria um espaço de trabalho e preenche o canto vazio.

Designer gorjeta: Use tapetes de área para definir as diferentes áreas de sua sala em forma de L. Visualmente, eles agem como divisórias sem ocupar espaço ou bloquear a visão.

4 Sala de estar pequena em forma de L

Planta de uma sala de estar em forma de L desajeitada

Esta configuração de sala de estar é um pouco semelhante em design àquela acima, com a lareira no meio da longa parede.

Mas, neste caso, a parede longa é a parede da área de jantar. E a sala é muito menor e mais estreita.

Portanto, não há espaço suficiente para criar um agrupamento de móveis ao redor da lareira.

Mover a disposição dos assentos dá a você espaço suficiente para ter uma área de conversação. E mesmo que o sofá não esteja diretamente em frente à lareira, colocá-lo nessa direção ajuda a manter a parede como o ponto focal.

Um pufe estofado tem uma função dupla: use-o para se sentar em frente ao fogo. Ou puxe-o ao lado do sofá para um assento extra.

Adicionar uma TV a esta sala é um pouco complicado, mas existem três opções:

  • Coloque um pequeno console de mídia fino sob a janela para ligar a televisão (se a janela for alta o suficiente).
  • Pendure uma TV sobre a lareira
  • Instale a TV na parede sobre o sofá (à direita do sofá)

Designer gorjeta: Os otomanos são grandes peças de mobiliário multifuncionais para pequenos espaços. São fáceis de movimentar e podem ser usados ​​como apoio para os pés ou como assento extra. E se você colocar uma bandeja sobre eles, eles até dão uma boa mesa de centro.

5 | Sala de estar e sala de jantar estreitas

Arranjo estreito de móveis em forma de L para sala de estar

Este próximo layout de sala de estar em forma de L não tem lareira, mas é um cômodo muito estreito. A parte da sala de estar do L tem apenas 3 metros de largura, enquanto a parte da sala de jantar tem apenas 2,5 metros de largura.

Usar móveis em menor escala e dividir o espaço em áreas distintas ajudará a torná-lo mais espaçoso.

Nesta sala, existem três espaços diferentes na parte longa e estreita da sala:

  • Há uma área de trabalho com uma mesa sob a janela na outra extremidade.
  • Um arranjo de assentos usando uma mesa de centro estreita e cadeiras menores no meio. O tapete de área ajuda a defini-lo como um espaço separado.
  • E, finalmente, uma mesa de console com uma cadeira na porta da frente.

Na área de jantar, uma pequena mesa redonda se encaixa perfeitamente.

Designer gorjeta: Para evitar que divisões estreitas pareçam fechadas, não coloque móveis altos (como estantes de livros) nas paredes laterais. Eles farão com que a sala pareça ainda mais estreita. No entanto, você pode colocá-los nas paredes das extremidades, o que pode ajudar o ambiente a parecer mais amplo.

6 Pequena sala de estar com sofá em forma de L

Layout da pequena sala de estar em forma de L

Outra opção para uma sala pequena e estreita é obter um sofá em forma de L.

Isso pode parecer contra-intuitivo, uma vez que são peças de mobiliário tão grandes.

Mas as seccionais cabem em mais lugares do que você conseguiria usando um sofá e cadeiras (ou um sofá de dois lugares).

Certifique-se de medir seu quarto para que você compre o tamanho certo. (Alguns deles podem ser MUITO grandes!).

E os seccionais modulares são mais flexíveis do que os tipos de peça única, pois podem ser reconfigurados se você quiser reorganizá-los.

Designer tip: Use uma mesa de jantar redonda ou oval em espaços pequenos. Eles ocupam menos espaço do que uma mesa quadrada ou retangular do mesmo tamanho, enquanto acomodam o mesmo número de pessoas.

7 Sala de estar em forma de L com ampla área de jantar

Layout de sala de jantar grande para sala de estar em forma de L

Enquanto muitas pessoas com salas de estar em forma de L tentam maximizar a área de estar do espaço, algumas pessoas podem querer uma área de jantar maior.

Se você tem uma família grande ou gosta de dar jantares para seus amigos, você pode querer usar um pedaço maior do “L” para sua mesa de jantar.

Isso também pode ser feito.

Use móveis menores para as peças da sua sala de estar para que ocupem menos espaço.

Então você terá espaço para uma grande mesa de jantar. E provavelmente até um bufê e uma gaiola de porcelana (como eu tenho neste desenho).

Designer tip: Para guardar cadeiras de jantar extras para entretenimento, compre um bufê que seja pelo menos um metro mais estreito do que a largura da parede. Isso deixará espaço suficiente para colocar uma cadeira de cada lado.

8 Cozinha de conceito aberto, sala de estar e sala de jantar

Planta baixa para cozinha de conceito aberto, sala de estar, sala de jantar com lareira de canto

O último layout da nossa sala de estar pode não parecer em forma de L à primeira vista. Afinal, é um conceito aberto de cozinha, sala de estar e sala de jantar. Parece retangular.

Mas como você não pode mover os armários da cozinha, a área que resta para a sala de estar e a sala de jantar é na verdade em forma de L. O principal benefício é que esses espaços de conceito aberto costumam ser um pouco maiores do que uma combinação de sala de jantar padrão.

A foto desta sala se parece muito com o formato e o tamanho da minha sala de estar. Como você deve ter adivinhado, este é meu outro layout favorito.

E isso porque, com esse arranjo de móveis, você obtém muitos assentos. Portanto, é ótimo para entreter.

Eu uso um sofá na frente da janela. Não é alto o suficiente para bloquear a luz ou a visão. E é mais estreito do que um sofá, por isso cabe melhor no espaço.

Neste layout, você pode colocar a TV sobre a lareira, se desejar. Mas na verdade funciona melhor na parede do lado direito. Dessa forma, todos têm uma boa visão dele. E não prejudica o ponto focal da lareira.

Designer gorjeta: Os sofás são uma ótima opção de assento para espaços pequenos. Eles têm a mesma função de um sofá, mas geralmente são muito mais estreitos. Portanto, eles são mais fáceis de caber em espaços pequenos.

Bem, é isso para minhas idéias de layout. Esperançosamente, você encontrou alguma inspiração que o ajudará na colocação dos móveis da sua sala de estar.

Outras ideias de decoração de sala de estar de que você pode gostar

Tem comentários ou perguntas sobre nossas idéias de layout de sala de estar em forma de L? Conte-nos na seção abaixo.

Compartilhar é se importar!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *