Você já está convencido de que a cobertura morta é essencial para a horta. Mas, como um jardineiro que deseja escolher insumos orgânicos sempre que possível, que tipo de opções de cobertura morta você deve considerar?

adubo com plantas de tomate para prevenir a requeima precoce

Vários anos atrás, escrevi um artigo sobre 4 coberturas para a horta – cada uma das quais eu mesmo usei de forma limitada. Desde então, aprendi que além de haver mais opções, uma das que recomendei anteriormente acabou envenenando meu jardim. Certamente, precisamos ter cuidado ao escolher a cobertura morta para nossos jardins comestíveis!

Se você fizer qualquer tipo de pesquisa sobre cobertura morta orgânica para hortas, provavelmente encontrará informações conflitantes – mesmo entre fontes confiáveis, como universidades e sites de extensão cooperativa. (Eu sei que fiz quando pesquisei para este artigo!)

Embora eu tenha feito o meu melhor para fornecer as informações mais atualizadas, incluindo minha própria experiência nos últimos anos, se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre qualquer um desses métodos, certifique-se de fazer sua própria pesquisa antes de abordar seu Jardin.

Com tudo isso resolvido, vamos explorar 9 opções de cobertura morta orgânica para a horta. Você pode ouvir o episódio do podcast abaixo ou continuar lendo o artigo.

9 tipos de cobertura morta orgânica

Lascas de madeira e palha de casca

Confissão – lascas de madeira são minha escolha, desde que comecei meu jardim em 2013. A cada ano eu cubro todo o meu jardim com mais, e a cada ano meu jardim produz mais e mais.

Mas o que eu não percebi até recentemente é que há uma diferença entre lascas de madeira e cobertura morta. Lascas de madeira são o que você normalmente obtém a granel de um serviço local de poda de árvores – muitas vezes de graça se estiverem em sua área.

Lascas de madeira são principalmente de carbono, mas também adicionam um pouco de nitrogênio se as folhas das árvores forem incluídas (também conhecidas como “lascas de madeira arborista”). Essas folhas ajudam a equilibrar a proporção de carbono-nitrogênio em um grau muito limitado e fornecem um pouco mais de nutrientes à medida que se dividem no solo do jardim.

Três tipos diferentes de cobertura morta à venda no centro de jardinagem
três tipos diferentes de cobertura morta à venda em um centro de fornecimento de jardim

Bark Mulch é um produto comercial que utiliza árvores específicas, principalmente produtos da indústria de moagem. Isso é o que você normalmente vê em sua loja de jardinagem local. A cobertura morta da casca não terá as entradas de nitrogênio que as lascas de madeira dos arboristas.

Lascas de madeira prendem nitrogênio no solo?

Com aparas de madeira e cobertura de casca de árvore, você deve ter cuidado ao adicioná-los ao solo – sempre coloque-os por cima e nunca trabalhe com eles no solo. Conforme a madeira se quebra no solo, ela retira temporariamente o nitrogênio de que as plantas precisam. (Você pode ouvir a referência a isso como “roubar nitrogênio do solo”.) Ao contrário do que se pensava anteriormente, deixar lascas de madeira ou palha de casca no topo do solo não vai prender o nitrogênio perto das raízes das plantas sob o solo. Essa ligação de nitrogênio só acontecerá quando os cavacos de madeira entrarem em contato com o solo e não onde as plantas absorverem nitrogênio alguns centímetros abaixo.

À medida que os cavacos de madeira se quebram no nível do solo, eles se estabilizam e se tornam um ingrediente benéfico para a própria estrutura do solo. É por isso que você pode começar com dez centímetros de aparas de madeira no início da temporada e, no final da temporada, você terá apenas uma fração das aparas de madeira visíveis. Abaixo dessa camada fina, você encontrará solo mais saudável, construído em parte a partir da decomposição das aparas de madeira. Eu vi isso ao longo dos anos em meu jardim.

Mas vale a pena repetir este cuidado: a cobertura morta de aparas de madeira funciona muito bem, desde que você apenas a coloque por cima; nunca o lance no solo.

Lascas de madeira em canteiro elevado

Você precisa deixar as lascas de madeira descansar antes de usar?

Você pode ouvir recomendações para deixar as lascas de madeira descansar antes de colocá-las no jardim. É verdade que deixar os cavacos de madeira “descansarem” lhes dará tempo para se estabilizarem no processo de decomposição. Mas vou lhe dizer que nunca fiz isso quando recebo lascas de madeira ou palha de casca de árvore a cada temporada. Meu jardim não sofreu e não vi diferença entre minhas plantações cobertas com lascas de madeira frescas e as que uso de uma pilha que descansou por um ano.

Se você comprar cobertura morta de casca ensacada em seu centro de jardinagem local, isso não é uma preocupação. É mais do que provável que eles já tenham envelhecido, então você não precisa se preocupar com o período de descanso de qualquer maneira.

Que outros cuidados devemos saber sobre cobertura morta de aparas de madeira?

É importante não usar a cobertura morta da casca tingida (como vemos com frequência), pois há preocupações com a infiltração do corante no solo e em seus vegetais (sem mencionar que a madeira usada nessas coberturas tingidas é questionável).

A única desvantagem da cobertura morta que eu vi é que os percevejos gostam de se abrigar na cobertura morta, então você pode ter mais do que o normal.

Além disso, como você nunca quer trabalhar lascas de madeira ou casca no solo, pode ser uma dor ter que varrê-los de volta em seu jardim a cada temporada para plantar. (Se você fizer isso, o vídeo abaixo mostra como, e realmente não é grande coisa.)

Canudo

Ocasionalmente, uso palha em meu jardim como cobertura morta. É ótimo para reter umidade, é fácil de aplicar, está disponível na maioria das áreas e você não precisa se preocupar com a contaminação por herbicida.

Palha usada como cobertura morta em canteiro elevado

Uma das maiores desvantagens da palha é que ela é um subproduto do trigo e de outros grãos e, por causa disso, pode haver sobras de sementes. Isso pode levar a ervas daninhas extras, que é uma das razões pelas quais adicionamos cobertura morta em primeiro lugar! Também não é tão denso em nutrientes para o solo quando ele se decompõe.

Por ser leve, você tem que aplicá-lo em um dia calmo e com pouco vento. Você precisa de uma camada muito espessa para oferecer uma prevenção ideal contra ervas daninhas.

Composto

Minha segunda opção para fazer cobertura morta em meu jardim é aplicar composto sem ervas daninhas e sem sementes. Ouça-me quando digo que nunca aplicaria meu composto caseiro como cobertura morta. Por quê? Se você está comigo há muito tempo, sabe que sou um compostor preguiçoso e não me preocupo em deixar meu composto quente o suficiente para matar quaisquer sementes / ervas daninhas. Isso significa que meu composto caseiro, embora extremamente nutritivo para meu solo, também é um paraíso para sementes prontas para germinar.

Em vez disso, o composto que uso como cobertura morta, compro de minha empresa de paisagismo local por metro cúbico e adoro usá-lo como cobertura morta.

carga de reboque de composto

Composto de alta qualidade sem ervas daninhas alimenta o solo quase imediatamente (ao contrário de outros tipos de cobertura morta que precisam ser quebradas). Você não precisa se preocupar com a perda de nutrientes se decidir aplicá-la ao solo mais tarde. Também aquece rapidamente na primavera, o que é uma grande vantagem.

O único aspecto negativo que eu teria a dizer sobre o uso de composto como cobertura morta é que é muito mais caro do que outras fontes e porque é composto, é o lugar perfeito para soprar sementes para criar raízes. Suas ervas daninhas aparecerão não por baixo, mas por cima. Ainda assim, esses poucos brotos de ervas daninhas são normalmente administráveis, especialmente em um pequeno jardim como um canteiro elevado.

Agulhas de pinheiro (ou palha de pinheiro)

As vantagens e desvantagens das agulhas de pinheiro são as mesmas. As agulhas de pinheiro se decompõem muito lentamente. Isso é ótimo se você quiser usá-lo em suas passarelas ou em um lugar que você não precise quebrar rapidamente. Mas, pode levar anos para se decompor, então não os coloque em seu jardim pensando que eles serão quebrados na próxima estação.

Ao contrário do que se pensava, as agulhas de pinheiro que caem das árvores não acidificam o solo. (Os frescos podem.) Eu direi que meu jardim começou com um pH abaixo de 5, e depois de limpar meu solo por um ou dois anos, meus testes de solo consistentemente continuam a mostrar pH na faixa adequada de 6,0-6,5, apesar do pinheiro agulhas cobrindo meu jardim a cada outono.

Se você é como eu e tem uma infinidade de agulhas de pinheiro perto de você, não tenha medo de usar esta fonte gratuita como cobertura morta.

Folhas Trituradas

Essa fonte de cobertura morta é relativamente nova para mim. Eu tenho uma única árvore de folha caduca em meu quintal e, portanto, não tenho as folhas como tantas outras. No entanto, meu pai me trouxe sacos de suas folhas no outono passado. eu desfiado-os com um triturador de folhas, mas você pode cortá-los se tiver um acessório ensacador para coletar as folhas desfiadas.

cortador de grama usado para triturar folhas mortas para usar como cobertura morta

Folhas desfiadas, ricas em nutrientes, são fantásticas para alimentar o solo, especialmente quando aplicadas no outono. Eles adicionam estrutura adequada do solo, profundidade e drenagem – elementos importantes para um solo saudável. Algumas fontes dizem que, ao contrário dos cavacos de madeira, você pode transformá-los em solo na primavera, mas planejo manter o meu no topo apenas no caso.

Grama cortada

Que tal aparas de grama do seu gramado?

Temos um cortador de grama de cobertura morta, então nossos recortes de classe são devolvidos ao quintal. Mas se você tiver um ensacador em seu cortador, pode coletar a grama e usá-la como cobertura morta. Mas, sua grama DEVE ser grama não tratada. Você não deseja adicionar produtos químicos ao seu jardim. Pense desta forma – se matar as ervas daninhas em seu gramado, vai prejudicar os vegetais em seu jardim.

aparas de grama prontas para serem usadas como cobertura morta
carrinho de mão em um gramado com aparas de grama fresca no verão

Você também deve secar as aparas de grama antes de espalhá-las no jardim. Basta colocá-los em uma lona ao sol para secar. Se você usar aparas de grama frescas, poderá ficar com uma bagunça emaranhada que repelirá a água em vez de permitir que ela se infiltre. Ele também pode moldar.

Outra vantagem dos recortes de grama é que você não precisa comer tanto (apenas alguns centímetros são suficientes), e isso também adicionará nutrientes e matéria orgânica ao solo.

Existem

Finalmente, vamos falar sobre feno. Usei feno por algumas temporadas em meu jardim como cobertura morta e não tive problemas. Na verdade, ele cobria bem o jardim e oferecia uma boa prevenção contra ervas daninhas. O feno também oferece mais nutrientes ao solo do que a palha, por isso, à medida que se decompõe, beneficia o jardim.

Aí comprei feno que acabou sendo tratado com aminopiralide. Eu tinha usado para cobrir – felizmente – apenas uma fileira de tomates. Algumas semanas depois, minhas folhas de tomate começaram a parecer enroladas de uma forma não natural.

enrolamento de folhas de tomate envenenado com feno

Fiz algumas pesquisas e descobri que o feno provavelmente tinha sido tratado com um herbicida. Este é um herbicida de folha larga usado em escala comercial. É pulverizado nos campos de grama para que, quando o feno for colhido, deixe a grama para ser cortada e não as ervas daninhas. (Talvez seja por isso que o feno não adicionou sementes ao meu jardim como ouvi dizer que fez com os outros?)

Felizmente, peguei cedo e fui capaz de removê-lo. Embora minha colheita tenha sido atrofiada naquele ano, consegui alguns tomates.

Por causa dessa experiência terrível (só estou grato por não ter coberto todo o meu jardim com feno!), Jurei nunca mais usar feno a menos que seja orgânico garantido. Portanto, certifique-se, se o fizer, de fazer uma pesquisa extra.

feno usado como cobertura morta ao redor do tomate
Garfo de feno cobrindo o solo ao redor dos tomates com cobertura de palha

Esperançosamente, este artigo lhe deu algumas idéias sobre que tipo de cobertura pode ser melhor para você. Mas o importante é escolher um (ou mais) e utilizá-lo. Seu jardim e sua colheita vão agradecer!

Você fica sobrecarregado com o planejamento do jardim?

Inscreva-se aqui para obter minhas melhores dicas para planejar seu jardim em apenas 7 dias – tudo de graça.

Além disso, vou enviar-lhe o meu “In the Garden E-mail” às sextas-feiras, atualizações periódicas sobre os recursos do jardim relevantes para você, e você receberá acesso a todo o meu banco de downloads gratuitos do jardim!

Você também concorda com nossa política de privacidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *