Quando converso com novos jardineiros sobre o que eles desejam cultivar em seus jardins, os brócolis geralmente não ficam atrás de tomates, pimentões e pepinos. Mas o cultivo de brócolis não está isento de problemas.

O brócolis é uma planta linda, e não podemos resistir à ideia de cortar uma cabeça nova para assar, cozinhar no vapor, usar em saladas ou congelar para depois. Mas o brócolis nunca faria minha lista de “vegetais mais fáceis”. Na verdade, posso dizer que sou praticamente um especialista no que não pendência.

Se você está planejando cultivar brócolis pela primeira vez, ou se tentou no passado e falhou (como eu fiz … várias vezes), aprenda com meus erros e saiba o que pode dar errado com o brócolis. Dessa forma, talvez você pule a curva de aprendizado na qual passei muitos anos antes de começar a ver o sucesso – finalmente! – com este delicioso vegetariano.

Colhendo brócolis

Você pode ouvir este episódio de podcast abaixo ou continuar lendo.

Clima é crucial

Eu moro em um clima de jardinagem da zona 7b, o que realmente não significa nada quando se trata de uma verdura anual como o brócolis, mas o que isso significa é que estou em uma zona mais quente do que muitas. Nós vamos do inverno ao verão com apenas uma piscadela de primavera no meio. Por causa desse rápido aumento nas temperaturas, cultivar safras de estação fria, como brócolis na primavera, é mais desafiador para mim.

O outono apresenta problemas semelhantes, embora eu tenha achado mais fácil cultivar brócolis no meu jardim de outono. As plantas de brócolis maduras são bastante resistentes ao frio, suportando temperaturas de 20 anos à noite, desde que as temperaturas diurnas aumentem acima de zero. Ainda assim, como os brócolis sofrem quando as temperaturas caem para quase 20 graus, até mesmo minha safra de brócolis no outono está pronta para uma colheita. Juntamente com a diminuição da luz do dia e o crescimento mais lento, fazer o brócolis subir antes que o frio profundo se instale também pode representar um desafio no outono.

Se você jardinar em algum lugar com clima de primavera e outono mais moderado, onde as temperaturas aumentam lentamente até a primavera e esfriam no mesmo ritmo tranquilo, provavelmente não terá tantos problemas relacionados ao clima quanto eu.

Mas aqui está o resultado final: brócolis não gosta de calor e não gosta de frio extremo. Saber disso é o primeiro passo para crescer com sucesso.

Erros de início de semente

Mas vamos começar do início – cultivar brócolis a partir de sementes e o que pode dar errado nisso. Como o brócolis é uma brassica de longa temporada e pode ser um pouco exigente com o clima, é melhor começar suas sementes dentro de casa.

Não comece suas sementes tarde demais

Este é um problema extremamente comum entre os jardineiros. O brócolis, por ser uma safra de clima frio, não é iniciado ao mesmo tempo que as safras de clima quente, como o tomate. Se você deseja cultivar uma safra de brócolis na primavera, precisa começar a semear as sementes dentro dele no final do inverno.

Para mim, essas sementes precisam ser iniciadas cerca de 10 semanas antes da minha última data média de geada para serem transplantadas para o jardim, cerca de 4 semanas antes da última data média de geada. Novamente, se você vive com uma entrada mais moderada na primavera, você tem um pouco de espaço de confeitaria aqui, mas no meu clima, o tempo é tudo.

Não comece muitas sementes em uma célula

Outro problema comum entre os jardineiros é que eles plantam muitas sementes em uma célula. Quando isso acontecer, suas sementes começarão a crescer, muito altas e parecerão delgadas. Eles estão competindo entre si e não serão saudáveis.

É melhor começar com 2 sementes por célula, no máximo. Se você acidentalmente ficar um pouco pesado com as sementes, corte-as para fazer brotos e jogue-as na próxima salada. Nada foi desperdiçado.

blocos de solo com mudas de brócolis emergindo

A luz de crescimento não é opcional

Se você descobrir que plantou sementes no momento ideal, não supervisionou, e ainda assim tem plantas de aparência delgada, vou lhe perguntar: “Onde está sua luz de crescimento?” Ter uma luz de crescimento é OBRIGATÓRIO para o início das sementes em geral e especialmente para os brócolis. Uma janela ensolarada não vai cortá-lo.

Também o crescer levet precisa estar bastante próximo, dentro de 7 a 15 cm de sua luz. O objetivo dessas fábricas é ser curto e atarracado. Quando você vê suas plantas crescendo altas, significa que elas estão alcançando a luz e está muito longe.

Outro problema menos conhecido com o início de safras de clima frio no interior é a temperatura. Lembre-se de que o brócolis é legal. Portanto, ignore o tapete térmico de mudas. Se o seu quarto de cultivo estiver muito quente, isso pode causar mudas pernudas também.

Mudas de brócolis sob luz crescente

Erros de transplante

Suas mudas (quer você tenha começado dentro de casa ou comprado em seu viveiro local) têm de 10 a 15 centímetros de altura. É hora de transplantá-los para o jardim, mantê-los seguros e começar com o pé direito. Erros podem ser cometidos nesta etapa e espero que os meus ajudem a evitar os seus!

Não deixe sua planta crescer muito em um espaço muito pequeno

Este é um erro que cometi mais de uma vez. Eu planto meus brócolis no outono e, para evitar o calor do verão, deixei minhas mudas crescerem por muito tempo dentro de meus blocos de solo. Isso resultou em colheitas altas, fracas e finas. O que eu deveria ter feito é colocá-los em um recipiente maior se as condições do jardim ainda não fossem as adequadas para eles.

brócolis no bloco de solo dentro

Coloque-os em seu jardim mais cedo ou mais tarde

Para o plantio na primavera, se você esperar até que suas temperaturas estejam consistentemente na casa dos 70, então você esperou demais para transplantar o brócolis. Novamente, o brócolis é uma cultura de estação fria e não há problema em transplantá-los quando as temperaturas estiverem mais baixas e não houver congelamento forte. Sim, o brócolis é tolerante ao frio e pode suportar temperaturas congelantes, mas não recomendo o transplante quando uma onda de frio está no horizonte. Espere por uma série de dias mais amenos para que as mudas se estabeleçam; então, eles devem navegar por quaisquer ondas de frio do final do inverno.

Se esta não for uma opção para você, experimente uma cobertura de fileira flutuante para criar um ambiente um pouco mais quente até que estejam estabelecidos, ou mova seus transplantes para uma estufa até que o clima se estabilize para uma temperatura mais amena. Você também pode usar coberturas de fileiras flutuantes no final do outono para proteger as plantas maduras de ondas de frio à medida que sobem.

brócolis sob cobertura flutuante

Não se esqueça de endurecer suas mudas

Na primavera ou no outono, você precisa cuidar de suas plantas antes do transplante e certificar-se de que estão endurecidas. Isso talvez seja ainda mais importante para um plantio de outono, já que as temperaturas do verão ainda podem ser extremas quando é hora de plantar no outono. (Eu tento fazer meus transplantes em meu jardim de outono cerca de 2 meses antes da minha primeira geada média.)

Evite plantar na sombra

É verdade que muitas safras de estação fria podem crescer bem (e até preferir) à sombra. Brócolis não é um desses! O brócolis precisa de pleno sol. Faça o possível para evitar a sombra ao transplantar essas plantações. A única exceção é quando o transplante é feito no final do verão. O pano de sombra é um item útil para ajudar a passar os transplantes de brócolis jovens através do calor até que cheguem as temperaturas de outono mais amenas.

Não plante muito perto

Os brócolis podem ficar muito grandes. É tentador, ao plantar esses pequenos transplantes, plantá-los mais próximos, mas eles precisam de cerca de 45 centímetros de espaço entre eles para crescerem adequadamente. Eu até mesmo passo minhas plantas entre as fileiras para ajudá-las a obter o espaço ideal.

brócolis crescendo no jardim

Palha, Palha, Palha

O brócolis precisa de água e até da temperatura do solo para sobreviver e se desenvolver. Manter uma camada de cobertura morta ajuda a regular a umidade e a temperatura do solo para ganhar algum tempo no final da temporada para evitar que os brócolis grudem (mais sobre isso abaixo).

Não se esqueça dos coelhos!

Já chorei uma vez no meu jardim. Semeei minhas sementes de brócolis dentro de casa, transplantei-as no solo, alimentei-as delicadamente e as observei crescer. Então, um dia, entrei em meu jardim e tudo o que restou foram as protuberâncias onde havia belos brócolis. Isso foi devastador! Da noite para o dia, coelhos quebraram minha cerca e comeram todas as minhas novas mudas de brócolis.

Não se esqueça de construir algum tipo de barreira ao redor do seu jardim, especialmente os brócolis jovens. Uma vez que amadurecem, não é tanto um problema, mas para as plantas jovens, os coelhos podem ser um inimigo! Eles são certamente meus. Proteja suas mudas!

printables de jardim grátis

Problemas no cultivo de brócolis

Você sobreviveu às sementes, transplantou as plantas delicadas e agora está pronto para crescer! O que pode dar errado? Bem, algumas coisas, infelizmente.

As pragas são um problema.

Os vermes do repolho são o problema mais comum para as plantas de brócolis, assim como os vermes do cartucho de listras amarelas. Um sinal de que você tem isso é quando você vê pequenos buracos comidos em suas plantas de brócolis. Se você pesquisar mais, provavelmente encontrará um exército de pequenos vermes.

companheiro plantando ervas para deter o verme do repolho

Lutei contra essas pragas a cada temporada. A coisa mais fácil a fazer é cobri-los com coberturas de fileiras flutuantes, mas você tem que ter cuidado se o tempo ficar muito quente porque vai reter muito calor. E se você estiver plantando no outono, evito as coberturas flutuantes das fileiras, pelo menos até o frio cair.

Em vez disso, cobrir as plantas com uma rede respirável ou tule é um ótimo preventivo para manter longe a mariposa que põe os ovos para as minhocas.

brócolis e repolho coberto com rede contra insetos
Cobrir os brócolis (e o repolho, conforme a figura) com uma rede contra insetos ou tule ajudará a evitar que a traça do repolho ponha ovos em suas plantas de brássica. Apenas certifique-se de prendê-lo bem, pois as mariposas aproveitarão a menor abertura!

Se você achar que é tarde demais e você já foi invadido, o inseticida orgânico, Bt é ótimo matá-los muito rapidamente. Você pode precisar de alguns aplicativos. (Aqui está mais sobre como prevenir e tratar vermes do repolho.)

Brócolis aparafusado (pode ser interrompido?)

No ciclo de vida natural dos brócolis, a cabeça formará flores que formarão sementes para se reproduzir. É para isso que o brócolis foi criado. No entanto, quando você está tentando colher essas cabeças e elas começam a se partir e formar lindas flores, isso pode ser enlouquecedor, pois nada pode impedir.

Brócolis começando a disparar
Brócolis começando a disparar.

O calor é o que faz com que esta planta pule. Quando suas temperaturas atingem cerca de 80 graus (e, subsequentemente, a temperatura do solo aumenta), a cabeça rígida começa a se separar. Quando você vê isso, você tem que colher! Mesmo se você sentir que é muito cedo, colha. Você não pode desacelerar esse processo e, se esperar, perderá até mesmo aquelas pequenas cabeças. Isso é irreversível – você não pode pará-lo quando o brócolis começar a disparar.

Por causa disso, não cultivo mais brócolis de primavera. É minha decisão pessoal e talvez você também se beneficie com isso, mas aprendi que plantar no outono para ir para o inverno mais frio é o melhor para eu conseguir uma boa colheita.

brócolis em plena floração
Brócolis aparafusando – em plena floração.

Cabeças de brócolis não estão se formando

Se os brócolis não têm forma de cabeça e você plantou no outono, provavelmente isso também se deve ao calor. Pessoalmente, não tenho muita experiência com isso, mas direi que, quando nossa queda é incomumente quente, minhas cabeças de brócolis só começam a se formar mais tarde. Não há muito que possa ser feito sobre isso (embora um pano de sombra tenha ajudado).

Alimente seus brócolis.

Outra causa da ausência de cabeças, ou mesmo crescimento lento das plantas, pode ser a falta de nutrição adequada.

O brócolis é uma alimentação muito pesada e se alimenta de nitrogênio. O nitrogênio está disponível no solo para as plantas mais na primavera e no verão, então, quando você estiver plantando aquela safra de outono, certifique-se de ter alimentado o solo com matéria orgânica, composto ou fertilizantes de liberação lenta antes do plantio.

Cabeça de brócolis saudável

Espero que você cultive brócolis de maneira brilhante em seu jardim e não precise resolver problemas. No entanto, para os outros 90% de nós, esperamos que você aprenda com nossos erros e seja capaz de prevenir alguns problemas evitáveis ​​quando se trata do cultivo de brócolis.

Você fica sobrecarregado com o planejamento do jardim?

Inscreva-se aqui para obter minhas melhores dicas para planejar seu jardim em apenas 7 dias – tudo GRATUITO.

Além disso, vou enviar-lhe o meu “E-mail no jardim” às sextas-feiras, atualizações periódicas sobre os recursos do jardim relevantes para você, e você receberá acesso a todo o meu banco de downloads gratuitos do jardim!

Você também concorda com nossa política de privacidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *