Quando você pensa em plantar um novo jardim, você imagina um cultivo anual? Afinal, é assim que os jardineiros plantam há décadas. Mas e se houver uma maneira melhor? E se você pudesse cultivar um jardim sem arar?

Pessoalmente, não lavo meu jardim há anos e vi os benefícios de uma abordagem sem escavação para a jardinagem. Mas não acredite apenas na minha palavra.

Recentemente, tive o privilégio de conversar com o rei da jardinagem sem escavação (ele literalmente escreveu o livro sobre isso), Charlie Nardozzi. O que adorei no tempo que passei com Charlie é que ele divide esse tópico em conceitos fáceis de entender.

Homem trabalhando no jardim um leme

(* os links abaixo contêm links de afiliados, o que significa que se você clicar e fizer uma compra, ganharemos uma comissão sem nenhum custo extra para você.)

Fique à vontade para ouvir nossa conversa na íntegra no episódio do podcast abaixo ou continue lendo.

Como o cultivo afeta o solo?

Muitos jardineiros de longa data começam sua temporada no jardim lavrando o jardim. A verdade é que isso não é algo que precisa ser feito e, na verdade, pode prejudicar seu jardim. Cada vez que você vira o solo, você potencialmente destrói a vida no solo, essencial para um jardim saudável.

Mais de 4 bilhões de micróbios vivem em apenas uma colher de chá de solo. Isso é tão alucinante para você quanto foi para mim? Cada vez que cultivamos esse solo, destruímos muitos desses micróbios. Redes fúngicas, importantes para ajudar as raízes das plantas a acessar os nutrientes, são pulverizadas e precisam ser reconstruídas novamente.

colher de chá de solo de jardim

O cultivo do solo também introduz oxigênio no solo. Isso pode parecer uma coisa boa porque ajuda a decompor a matéria orgânica rapidamente, produzindo uma explosão de nutrição. Mas esse aumento é temporário, e o ato de introduzir esse oxigênio na verdade queima a matéria orgânica do solo mais rápido, deixando suas plantas sem nutrição de que precisam no final da temporada.

Por não cultivar, a matéria orgânica se decompõe em um ritmo mais lento, fornecendo nutrição para as plantas a longo prazo.

Quais são os benefícios da jardinagem sem escavação?

Além da já mencionada redução do trabalho, porque seu solo é tão rico por ser constantemente coberto por camadas de matéria orgânica, você raramente precisará fertilizar! Você pode plantar suas safras um pouco mais próximas umas das outras porque há nutrientes suficientes para alimentar mais plantas. Isso significa que você pode tirar mais proveito de um espaço menor.

Você também está sequestrando carbono para a terra quando suas plantas alimentam o solo e isso é realmente muito útil para reduzir o aquecimento global. Que maneira fácil de impactar a Terra de uma forma tão simples!

Jill em seu jardim bem cheio

Como converter um espaço de jardim em plantio direto

Para iniciar o método sem escavação em seu jardim existente, uma das maneiras de fazer isso é simplesmente adicionar composto ao seu jardim no outono. Na primavera, a maior parte disso será decomposto e acessível por suas plantas quando você fizer o plantio na primavera.

Você verá os benefícios iniciais disso imediatamente, porque há muito menos trabalho quando você não precisa gastar seu tempo lavrando. Você também pode plantar mais cedo porque não precisa esperar que o solo seque para cultivá-lo.

Como faço para converter um gramado em um espaço de jardim sem arar?

Usando o método sem escavação, você pode realmente cobrir seu gramado (onde deseja seu novo espaço de jardim) com jornal. Lembre-se de não usar uma impressão brilhante. Você colocará cerca de 4 camadas para baixo, diluindo-o. Em seguida, adicione 15 a 20 cm de material orgânico, como palha ou folhas desfiadas e, em seguida, alguns centímetros de composto por cima.

Jornal colocado na parte inferior da área do jardim.

Se você fizer isso no outono, poderá plantar normalmente na primavera.

Se você fizer isso na primavera, aumente a quantidade de composto adicionado (para cerca de 4 ″) para garantir que as plantas possam ter acesso imediato a muitos nutrientes. Você também pode querer manter o plantio de plantas com raízes superficiais na primeira primavera, como alface e brássicas, enquanto espera o jornal se decompor no solo. Assim que isso acontecer, as plantas com raízes mais profundas podem ser plantadas, pois o acesso ao solo abaixo não está bloqueado.

Se o seu gramado for feito de grama bermuda, grama charlatã ou ervas daninhas mais agressivas, substitua o degrau do jornal por papelão. O papelão vai quebrar e eventualmente sufocar as ervas daninhas embaixo dele, mas vai demorar muito mais – talvez mais de um ano – para se incorporar totalmente ao solo abaixo. Por esse motivo, certifique-se de ter bastante matéria orgânica no topo para as safras deste ano e plante safras de raízes rasas na primeira safra.

solo e composto adicionado ao topo do jornal

Como manter um jardim sem escavação

Você pode se perguntar como – após a cobertura inicial de seu jardim com matéria orgânica – você continuará a adicionar nutrientes ao solo. A resposta é mais matéria orgânica. Isso pode vir de várias fontes. O composto de que falamos é a primeira escolha de muitos jardineiros; podemos adicionar uma camada uma ou duas vezes por ano. Mas existem outras maneiras de alimentar o solo.

Uma ótima maneira de alimentar o solo é o método de cortar e soltar no final da temporada. Corte as safras colhidas que não apresentavam doenças e deixe-as no topo do solo. Eles se decomporão ao longo do outono e inverno e alimentarão o solo a longo prazo.

Pense na natureza enquanto faz isso. Ninguém está lá para alimentar as árvores da floresta. Essas folhas caem naturalmente, alimentando o solo abaixo da estação após estação. Estamos imitando o que a natureza tem feito desde o início dos tempos.

Paus colocados sobre jornal em uma nova área de jardim
criando uma cama hugelkultur com paus e jornais.

Quais são as outras opções de método sem escavação?

Quando você pensa em jardinagem sem escavação, pode pensar em cobrir o solo do solo como discutimos principalmente aqui. Mas existem muitas outras maneiras de cultivar um jardim sem escavação.

As camas elevadas são os jardins perfeitos sem escavação. Para manter a fertilidade do solo a cada ano, basta adicionar alguns centímetros de composto no topo uma ou duas vezes por ano.

Outra opção é a cobertura morta onde você adiciona uma camada de 8 a 10 polegadas de feno ou folhas sem produtos químicos e continua adicionando mais à medida que ele se quebra no solo. Separe a cobertura para plantar e, em seguida, puxe-a de volta ao redor das plantas durante a temporada.

Se você tem um solo realmente pobre, você experimenta a jardinagem com fardos de palha. Outra opção é o hugelkultur. Esta técnica consiste em empilhar toras de 3 a 4 pés de altura, adicionar um pouco de matéria orgânica e, em seguida, sua camada de composto por cima. Você pode passar de 10 a 15 anos com essas toras alimentando seu solo.

No livro de Charlie Nardozzi, No Dig Gardening, ele analisa esses diferentes métodos em profundidade.

Livro de Charlie Nardozzi, No Dig Gardening

Não importa o método que você escolha (e como você vê, as opções são muitas), sabemos que você verá os benefícios de não fazer jardinagem desde o momento em que começar!

Você fica sobrecarregado com o planejamento do jardim?

Inscreva-se aqui para obter minhas melhores dicas para planejar seu jardim em apenas 7 dias – tudo de graça.

Além disso, vou enviar-lhe o meu “In the Garden E-mail” às sextas-feiras, atualizações periódicas sobre os recursos do jardim relevantes para você, e você receberá acesso a todo o meu banco de downloads gratuitos do jardim!

Você também concorda com nossa política de privacidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *